Bruxaria versus Wicca

Existem muitas especulações a respeito do termo Bruxaria relacionado à Wicca. Se os wiccanos são bruxos, magos e/ou feiticeiros.
Primeiro, devemos entender o significado etimológico da palavra bruxo:
Diz-se que pode ser um termo provindo da península Ibérica (período pré-romano).


Ao termo bruxaria:
"[...] O termo bruxaria é de origem ibérica, embora alguns autores tentem provar que o vocábulo proveio do Latim, o provável é que ele já existia nos dialetos falados na Península Ibérica antes da chegada dos romanos, como foi o caso de bezerro, cama, morro e sarna. “Esta hipótese é reforçada pelo fato de só aparecer nas línguas ibéricas (Português bruxa, Espanhol bruja, Catalão bruixa); se viesse do Latim, deveria também estar presente no Francês (que usa sorcière) e no Italiano (que usa strega), que também pertencem à família das línguas românicas.” (Conselho de Bruxaria Tradicional)

Atualmente, tem-se a ideia de que Bruxa e Bruxaria, está relacionada a qualquer prática mágica, geralmente de cunho demoníaco/Satânico, para fins próprios e etc. Bruxaria e Bruxaria Tradicional, são termos (que mais são rótulos para fins de nomenclatura) são práticas religiosas (e não de ofícios), praticadas por neopagãos (os modernos, wiccans) e pagãos (tradicionais).

Mas ainda assim, esbarrando em artigos na internet, deparei-me com o termo Bruxaria Tradicional, aplicado à um Ofício, mais satânico do que qualquer outra coisa (vide http://www.cruxsabbati.com/2009/05/algumas-distincoes-entre-bruxaria_25.html). Ou seja, se auto-intitulam bruxos, mas NÃO são pagãos. Baseiam-se nas obras de Robert Chchrane (dizem ser iniciado por Gardner, mas esta informação não confere, pois na Tradição Gardneriana, um homem só pode ser iniciado por uma Mulher e vice-versa) e pela ideologia, pode-se dizer que até podem ter vindo da própria wicca (por conta de seu 'idealizador'), mas com um misto de elementos cristãos, judaicos-cristãos e afins.

No mesmo artigo, como no trecho:
"Vamos falar sobre a palavra ‘Bruxaria’. Esta é uma palavra que pode ser aplicada para diversos fins. Muitas pessoas querem “monopolizar” a palavra Bruxaria para que ela se aplique somente as suas práticas de adoração, e tudo o que não se encaixa nisso afirmam não ser Bruxaria. Isso é um grande erro. Apenas como exemplo simples e rápido, na Nigéria temos o culto das Iyami, que em nada se assemelha com o culto da deusa e de seu consorte, com as celebrações sazonais e lunares da conhecida Wicca; e mesmo assim este culto é um culto de Bruxaria. Outro exemplo é a Kimbanda nascida no Brasil, culto de exus e pombas-giras, que é um sistema que nasceu da influência da religiosidade africana mesclada com a feitiçaria européia; aqui temos novamente uma forma de Bruxaria."


E no trecho:
"Não, somos considerados um Ofício e não uma Religião per se. É claro que do ponto de vista do atual uso da palavra, qualquer forma de culto ou veneração está intimamente ligada à religiosidade, mas não chamamos nossa Arte de Religião pelo motivo a seguir. Religião, conforme a etimologia desta palavra provém de Religare, indicando uma “re-ligação” com a/as divindade/s."


Trechos de: http://www.cruxsabbati.com/2009/05/algumas-distincoes-entre-bruxaria_25.html


Podemos ver claramente o uso dos termos BRUXARIA e ARTE para designar algo que estão totalmente fora de nossas práticas. Então praticante, tome muito cuidado ao usar as terminologias sem ser bem específico a que elas se referem. Atualmente está cada vez mais difícil ser restrito quanto aos termos bruxaria (que antes era usado para práticas pagãs e religiosas, mesmo com as acusações da Igreja). Como está no trecho acima destacado: não podemos mais monopolizar o uso do termo Bruxaria somente para as religiões pagãs. Mesmo que estas práticas se encaixassem muito melhor nos termos Feitiçaria e etc... Bruxaria é o colocado e não podemos virar e dizer: vocês são proibidos de usar este termo.

Respeitamos as opiniões alheias em detrimento das nossas, mas de forma alguma podemos nos desvencilar do fato de que estes novos 'moldes' terminológicos, nada ou quase nada tem a ver com o termo Bruxaria em sua essência.

Abraços de Mandy.
Abençoados sejam )O(

Amanda de Ishtar

Amanda ou Tara (nome mágico), 27 anos e autoiniciada Wicca. Bruxa solitária e amante dos Celtas. No dia a dia é designer, geek, ama livros, Harry Potter, Mario Bros e Adventure Time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram