Triluna ou Lua Tríplice


Significado Geral: Representa os aspectos da Deusa; Virgem, Mãe e Anciã.

Etimologia: Tri / Três; Luna / Lua.

Descrição: Desenhos de uma lua crescente ligada a uma lua cheia e a uma lua minguante, lado a lado.

Tempo e Espaço: Este símbolo começou a ser utilizado com o surgimento da wicca e das correntes New Age e neopagãs, e não possui relatos muito significativos entre povos antigos. Os antigos povos que adoravam deusas lunares comumente desenhavam círculos ou semicírculos (meia luas) como alusão a lua, mas não exatamente da forma como a triluna.

Alquimia e Ocultismo: Não tem uso conhecido.

Tradições (neo)Pagãs: É um símbolo próprio da religião wicca e atualmente muito usado pelas correntes neopagãs para simbolizar a polaridade feminina, tida como grande mãe, e seus aspectos de transformação em relação à lua, Virgem-lua crescente; Mãe – Lua Cheia e Anciã – Lua Negra. Serve como símbolo da Deusa e como um evocador de bênçãos da mesma.

Comparativos: Não existe o uso da triluna por parte de igrejas ou grupos cristãos, apenas no oriente é possível perceber alguns símbolos parecidos que são usados em festivais, mas nada específico.

Curiosidades: Este símbolo é muito utilizado em tatuagens por meio dos adeptos do Neopaganismo e da Wicca, e nos rituais de Esbbath é comuns que a(s) sacerdotisa(s) coloquem arcos com este símbolo na cabeça, para que ele fique posicionado na testa delas, representando assim o poder feminino da Deusa que as preenche.

Texto por: "Família Old Religion"

Amanda de Ishtar

Amanda ou Tara (nome mágico), 27 anos e autoiniciada Wicca. Bruxa solitária e amante dos Celtas. No dia a dia é designer, geek, ama livros, Harry Potter, Mario Bros e Adventure Time.

4 comentários:

  1. Olha só que interessante!!! Eu achava que o símbolo era bastante antigo. Gosto muito dele, mas não o considerava como eu tenho em conta o pentagrama. embora eu considere a triluna um símbolo mais ilustrativo, eu acho que ele também tem a mesma força, porque ser antigo é uma energia, mas ser atual, que liga todos na nossa particularidade "neo", sabe? Eu gosto disso também. Acho que essas possibilidades de relação simbólica são reais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Guiduran!
    Não, não. A Triluna é um símbolo recente e só foi adotado com a Wicca.
    Mas não significa que seu poder não possa ser grande como o do Pentagrama. A diferença está no quanto você acredita e na força que deposita neste símbolos, seja ritualisticamente ou mentalmente.

    Obrigada pelo comentário.
    Abençoado seja!

    ResponderExcluir
  3. Porque na descrição do simbolo diz: lua crescente cheia e minguante? Não seria ao contrário? Primeiro a minguante, cheia e depois a crescente???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luzia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A descrição na verdade acompanha a ordem de Donzela (Crescente), Mãe (Cheia) e Anciã (Minguante).
      Os lados de crescente e minguante estão corretos sim, confunde mesmo porque pela lógica o lado direito deveria ser minguante e não o contrario.
      Ex: http://www.explicatorium.com/quimica/images/fases_da_lua.jpg

      Blessed Be!

      Excluir

Instagram