O Altar


Este é um momento em que todo wiccano chega com um certo tempo de estudos e/ou práticas. Montar um altar.
Bom, antes de mais nada, o que é um altar?
Para muitas religiões altares tem significados completamente diferentes, embora venham de uma mesma raiz etimológica. Altar, do latim altare ou ara (lat. class.), é plataforma semelhante a uma mesa constituída por uma rocha, elevação ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, sacrificar à divindade, ou divindades, em um templo religioso ou local sagrado.
Mas espera um poquinho, quer dizer que devo fazer meu altar como local de oferendas aos deuses?
Também, mas na wicca o altar não segue como no significado geral, até porque não há sacrifícios nesta religião, justamente por ser neo-pagã. O altar aqui, é visto e utilizado como ponto de ligação com os deuses, para rituais ou para os dois ao mesmo tempo.
Em outras palavras, o altar será um local sagrado seu. Tudo que ali for colocado, será de uso exclusivo seu e não deve estar ao alcance onde muitas pessoas podem colocar as mãos no que ali for posto. Isso porque ali serão concentradas as suas energias, estas ligadas diretamente com as divindas que se cultua. Quando outras pessoas com vibrações energéticas muito distintas das suas, tocarem em seus materiais ritualísticos e mágickos, transferirá esta energia para aquilo que for tocado, podendo interferir mesmo que sem intenção, em alguma atividade mágicka que você desenvolver, justamente porque esta energia está empregnada naquele instrumento.

Acreditamos que o altar é um local muito pessoal para o uso de um bruxo. Mesmo que se tenha o altar do coven (se fizer parte de um), é interessante cada bruxo possuir o seu. Não precisa ser nada sofisticado e nem luxuoso. Se houver coisas pessoais com um valor sentimental para você, tanto melhor. Para começar, um elemento para cada elemental, velas simples brancas, amor e carinho, são uma boa pedida para quem quer começar, mas não dispõe de muitos recursos. Antes de mais nada, o altar deve ser um lugar que você se sinta bem, que ali perto você possa conversar com os deuses, meditar, acender um incenso. Ser um local que você olhe e se sinta bem. Sinta a energia que dali emana e faz um sentimento especial por aquilo brotar de você.
Ele não é para impressionar ninguém. É para que você através dele, consiga atingir seus objetivos e que ele esteja de acordo e em sintonia com você.
Também é seu ponto focal. É sua oferenda física ao divino e é a representação do seu subconsciente.

Mas quando sei que devo montar meu altar?

Bom, se você já se pegou nesta questão e se sentiu intrigada com ela, é porque já é um pequeno começo. Montar um altar não é algo que você fará para provar nada a ninguém. Não é a concretização e nem fará com que você já seja de fato um bruxo. O altar, a princípio, é para você poder colocar pequenas coisas em prática, após suas pesquisas/estudos iniciais que te instigaram à dar mais um passo em direção à religião. Se você sdentir esta necessidade, então esta é a hora certa. Não porque você acha que seja obrigação. Monte seu altar se o seu eu sentir que ele deva ser feito.

Onde montar?

O altar Wiccaniano sempre fica voltado para o norte que além de ser o eixo magnético da terra está ligado à energia feminina e consequentemente à Deusa Mãe, mistérios e crescimento. Como sobre o altar sempre ficam objetos que nos remetem aos elementos, voltá-lo ao norte o liga diretamente à Terra onde todos os outros elementos se sustentam - vide Wica na Web, por Claudiney Prieto.

Por ser difícil encontrar um cômodo na sua casa exclusivo para suas práticas mágickas, muitas bruxas o fazem em uma mesinha, cômoda, estante e até mesmo no chão em algum cantinho especial, para fazer esta reverência aos deuses. Cabe à você decidir qual lugar você se identifica mais.

Não sabe quais instrumentos usar e como usar? Veja este post aqui.

Bom, fica aqui a dica para aqueles que ainda estão começando no Caminho e que anseiam por estes pequenos e grandes passos dentro da Wicca. Boa sorte e

Blessed be )O(


Texto por: Amanda Carvalho

Amanda de Ishtar

Amanda de Ishtar, assim magicamente nomeada, 25 anos e autoiniciada Wicca. Bruxa solitária e amante dos Celtas. No dia a dia é designer, geek, ama livros, Harry Potter, Mario Bros e Adventure Time.

2 comentários:

  1. Oi Tenho visto muitos videos e comentarios a respeito da Magia,gostaria de encotrar com alguem que pudesse estudar mais ,Se alguem me podesse enjudar agradecia muito,Obrigada por Vossa atencao O meu nome éAurelio ribeiro o meu email é calltech@shaw.ca muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Estou iniciano o estudo sobre tal magia, gostaria de dicas de por onde começar .
    Obrigado e ótimo texto . (jorge_sarg@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Instagram