Wicca versus Xamanismo

O xamanismo é um tipo de religião de povos asiáticos e árticos. Embora a palavra xamã tenha origem na tribo siberiana dos Tugus, não existe origem histórica ou geográfica para o xamanismo, prática religiosa, de cura e filosófica encontrada no mundo todo.

O xamanismo trabalha com profundo respeito às forças da natureza, com rituais vividos por qualquer tipo de pessoa, envolvendo cristais, fogo, água, metal, madeira. É um conceito de vida que busca no autoconhecimento a chave para o equilíbrio do ser.

O sacerdote do xamanismo é o xamã, que entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes aparentemente sobrenaturais, e invocando espíritos da natureza. A comunicação com estes aspectos sutis da natureza se processa através de estados alterados de consciência

O xamã pode ser homem ou mulher, e sempre há na história pessoal desse indivíduo um desafio, como uma doença física ou mental, que se configura como um chamado, uma vocação. Depois disto há uma longa preparação, um aprendizado sobre plantas medicinais e outros métodos de cura, e sobre técnicas para atingir o estado alterado de consciência e formas de se proteger contra o descontrole.

O xamã é um profundo conhecedor da natureza humana, tanto na parte física quanto psíquica.

Fonte: Bruxaria.net

Wicca x Xamanismo

Mas, o que a Wicca tem a ver com o Xamanismo? Oras, por ser uma religião pagã, cujo sacerdote tem contato direto com a natureza e dela se utiliza para seus propósitos mágickos e religiosos, resgata esta questão do homem versus a natureza. Com seus ritos e suas crenças, inclusive o 'Animal de Poder' ou 'Animal Totem', muito usado pelos xamãs, a Wicca compartilha.
Entendam melhor assistindo a este vídeo de Claudiney Prieto falando sobre a Wicca e sua ligação com o Xamanismo.

Amanda de Ishtar

Amanda de Ishtar, assim magicamente nomeada, 25 anos e autoiniciada Wicca. Bruxa solitária e amante dos Celtas. No dia a dia é designer, geek, ama livros, Harry Potter, Mario Bros e Adventure Time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram